Poltronas Lampião e Maria Bonita

postado em: design, studiob | 0

As Poltronas LAMPIÃO E MARIA BONITA foram criadas pelo  studio[b] de Edu Bortolai com exclusividade para a marca benita brasil.

O processo criativo foi uma verdadeira imersão no cangaço brasileiro, mais especificamente nas duas principais personagens desta história brasileira, aqui homenageada.

Edu conta que ficou encantado quando começou a estudar a história  desses “vaqueiros revoltados” que se confundem com bandidos e heróis. Ele acredita que esta foi a melhor e uma das primeiras expressões estéticas bem brasileiras, com  forte característica nacional onde as influências dos povos europeus estão presentes (afinal o Brasil é uma verdadeira miscigenação), mas a brasilidade se sobraçai criando uma identidade própria, sertaneja.

Observando as vestimentas nesta história, ele encontrou contemporaneidade de formas,  geometrismo, cortes de couros super modernos e secos, com  cintos e fios. Percebeu que a forma básica das roupas, tanto dos cangaceiros como dos vestidos femininos, é trapezoidal e se diferenciam pelo uso de ornamentos, muito mais presentes nos homens.

Assim decidiu usar os ícones do cangaço para fazer o ” casal” de poltronas LAMPIAO e MARIA BONITA.

 Maria Bonita,  segue o geometrismo dito acima mas tem simplicidade , é lisa, sem   grandes detalhes, com os pés em tecido e um pouco de couro, ja que estes eram encontrados nas bolsas e sandálias dessas mulheres. O tecido desfeito da TEZ living style  de Alex Bigeli com  estampa de  renda completou esse quadro ressaltando a feminilidade e o regionalismo da peça.

 

Já Lampião,  tem a mesma base de poltrona só que com mais partes em couro em referência as jaquetas e cintos e a vaidade do rei no cangaço esta super presente nas tachinhas que adornam a poltrona.

Pode-se perceber  poesia nesta  criação..onde  a mesma base serve para as duas personalidades…

Compartilhe!

Deixe uma resposta